domingo, 20 de julho de 2014

Quinoa, Bulgur, Millet e Couscous

Como já tinha referido temos tentado cá em casa que a nossa alimentação seja a mais saudável, natural e nutritiva possível. 
Introduzimos recentemente nos nossos pratos 3 produtos: quinoa, bulgur e millet, o couscous já usávamos. Mas antes de começar esta jornada de novos alimentos, pesquisei e hoje resolvi partilhar o que são estes produtos e quais as suas principais propriedades.

Quinoa
Planta nativa da Bolívia, Colômbia, Perú e Chile, conhecida como o arroz dos incas. Encontra-se disponível na forma de grão, farinha, massa e cereal.
Fonte de fibra, pouco glúten, 18% proteeína, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro
(Lavar antes de cozinhar, coze em 15 minutos, 1 porção de quinoa e 2 de água)

Bulgur
Preparado de trigo
Fonte de fibra e proteína
Prato típico do Médio Oriente
(Coze em 30 minutos, 1 porção de bulgur e 3 de água)

Millet
Nome genérico que se dá a um grupo de grãos produzidos por plantas diversas pertencentes à família do milho.
Fonte de fibra, 15% proteína, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vit complexo B, vit E
Originário da Índias Orientais e Norte de África
(Coze em 30 minutos, 1 porção de millet e 3 de água)

Couscous
Preparado de sêmola de cereais principalmente trigo, mas também pode ter cevada, arroz ou milho.
Prato originário do Norte de África
(Coze em 5 minutos, 1 porção de couscous e 3 de água)

O meu favorito é sem dúvida a quinoa!
Bom apetite!!





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