quarta-feira, 30 de setembro de 2015

#27 Mulheres Empreendedoras - No Ponto

Mais um projecto giro de empreendedorismo no feminino que tenho o prazer de divulgar, desta vez trago-vos a Cristina e o seu No Ponto, que pretendem dar a conhecer a tradição da doçaria portuguesa e é daqueles projectos que basta ver as fotos para ficar com água na boca!!




1 – BI
Nome: Cristina Castro
Idade: 36 anos
Nº de Filhos/Idades: Ainda não tenho e acredito que será o projecto mais aliciante e completo que tenho para construir.

2 – O Projecto
Nome do Projecto: No Ponto
Âmbito: Conhecer e promover a história e tradição da doçaria portuguesa.
Como nasceu: Cresci numa família de 4 – pai, mãe e irmão mais velho – e aos fins-de-semana era obrigatório passear pelo país. Desses passeios ficaram-me sobretudo na memória os sabores e aromas das comidas locais. Provavelmente todos têm a ideia de que em cada cantinho de Portugal existe alguma coisa única e especial na gastronomia para conhecer. O problema é que essa informação está muito dispersa, ou não existe. E se houvesse uma maneira fácil de conhecer todas as especialidades doceiras disponíveis por esse país? Talvez um livro, ou um website? Em 2014 tive a ideia e comecei a estudar o assunto e a aferir a possibilidade de realizar um projecto destes. O essencial foi organizar bem o trabalho e encontrar a equipa certa para me acompanhar nesta viagem. Assim, depois de amadurecer a ideia durante bastante tempo, convidei o Gonçalo Barriga, amigo e fotógrafo, que aceitou prontamente. Sei que posso contar com ele até para outros projectos que virão e tem sido muito divertido trabalharmos juntos. A Joana Melo, além de ser uma amiga, tem sido uma grande ajuda e sem ela era muito difícil gerir a comunicação do projecto. Tem sido tudo muito trabalhoso, mas o prazer que dá estar a avançar no terreno e o facto de estar rodeada de amigos e família que acredita nisto faz esquecer as noites mal dormidas e sobretudo as semanas longe de casa. A maior preocupação é o ponteiro da balança lá de casa. Vamos ver como estou no final deste projecto, porque é preciso força de vontade para resistir a tantos e bons doces. A gratificação maior vai ser deixar uma coisa feita que não existia, um inventário da doçaria portuguesa, numa colecção de livros, bem como um directório online. Tudo isto para juntar produtores, produtos, e os gulosos clientes, do norte ao sul do país, sem esquecer as ilhas.
Sou web designer e designer gráfica. Adoro paginar e fazer sites. Tenho sempre imenso medo de fazer logótipos, ainda que esteja sempre a fazê-los. Tenho uma empresa que se chama FICTA DESIGN, onde trabalho em paralelo com o projecto NO PONTO. Pretendo continuar a exercer a profissão de designer, sem nunca pôr de parte a área da gastronomia.





3 – Objectivos/Projectos futuros
Acho que há muito para fazer na área da gastronomia. Tenho estado tão concentrada no projecto actual que ainda não defini bem os projectos que podem seguir a partir deste. De qualquer modo, sei que é nesta área que quero estar. O design fará sempre parte do meu futuro profissional e acompanhar-me-á nos projectos gastronómicos.

4 – Mensagem para quem ainda não conhece o projecto

Visitem o site www.noponto.pt e acompanhem a nossa viagem onde vamos dar a conhecer os sabores doces de Portugal. Atenção: visitem-nos depois das refeições, pois não nos responsabilizamos pelo forte apetite que as nossas fotos e vídeos podem provocar. Descubram Portugal, procurem a doçaria que existe por aí e provem-na, vão ver que as vossas viagens terão um sabor muito melhor.

Estão à procura daquele doce regional que provaram numa viagem pelo nosso Portugal? Querem saber mais sobre a doçaria tradicional que se faz hoje? Visitem o No Ponto que a Cristina tem a solução para vocês!

Se quiserem participar nesta rubrica ou se conhecerem alguma amiga empreendedora que tenha um projecto giro para divulgar, por favor enviem mensagem privada via facebook ou enviem e-mail para sunnynovembertheblog@gmail.com.
Beijinhos
Cláudia

1 comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.