sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Educar com regras

Educar é das tarefas mais difíceis de sempre, as exigências, os desafios, os compromissos são mais do que muitos e exigem um esforço e uma atenção constantes para a quais nem sempre estamos preparados e disponíveis em todos os sentidos.
Há dias em que somamos pequenas vitórias, há dias em que com um simples comportamento estragamos o que andamos há tempos infinitos a tentar. Nós pais somos constantemente postos à prova, perdemos muitas vezes a cabeça mas há coisas básicas que nos podem ajudar! 
Uma das mais importantes é a criação de regras, pois são as mesmas que dão tranquilidade e segurança às crianças, principalmente às mais pequenas. A ausência de regras ou as intervenções variáveis, ou seja, consoante o dia ou o estado de espírito dos pais, provocam confusão, frustração, revolta e insegurança.

Mas nem tudo pode ser alvo de regras, há batalhas que não merece a pena travar, temos que fazer a triagem para mantermos o rumo e sermos bem sucedidos. O que põe em perigo a criança ou os que a rodeiam e o básico da educação isso sim deve ser alvo de regras, regras claras, comuns a todos os elementos da família, razoáveis, que façam sentido, estáveis e que possam ser de carácter flexível, desde que devidamente explicadas aquando das excepções. 

Exemplos:
- Lava-se os dentes antes de ir dormir
- Lava-se as mãos antes de ir para a mesa
- Não se fala de boca cheia
- Não se mexe em facas, podes magoar-te
- As crianças deitam-se até às 20h30m
- Se não estiveres em casa até às 23h ficas uma semana sem sair
- Se não arrumares o teu quarto hoje já não podes ver tv 

Assim definimos limites, damos a conhecer os riscos de não obedecer, antecipamos situações de conflito, criamos hábitos e temos uma relação mais calma e amistosa com aqueles pequenos seres que nos dão sentido à vida e ao nosso papel de pais bem sucedidos!

Post escrito com base na minha leitura e interpretação do livro 100 maneiras de fazê-los obedecer da Anne Bacus. 

Estamos juntos!

Beijinhos

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.