quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia!!

Comemorou-se no passado dia 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação, como vocês sabem este tema da alimentação diz-me muito, pois acredito que somos o que comemos e que uma alimentação saudável, equilibrada, cuidada e variada é meio caminho andado para ser saudável e afastar as doenças. 
Cá em casa faço um esforço e repito faço mesmo o esforço, pois não é fácil trabalhar todo o dia, ter duas crianças pequenas para cuidar e ainda diariamente cozinhar alimentos de qualidade e de uma forma variada. Mais fácil e prático seria recorrer a comida já feita ou pré cozinhada, mas faço esse esforço pela saúde e bem-estar da minha família.

Além disso defendo que o pequeno-almoço é a refeição mais importante e todos os dias faço questão de o preparar e difrutar em família!

para reforçar esta minha opinião hoje quero partilhar convosco o e-book dedicado exclusivamente a esta “pequena-grande” refeição, que inclui informação sobre a composição de um pequeno-almoço saudável, regras para ter em conta na preparação do mesmo e 50 exemplos de pequenos-almoços possíveis. Este e-book foi elaborado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), em parceria com as Bebidas de Cereais Nestlé.

O Pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, pois quebra o jejum depois do período de sono. Durante o sono os nossos níveis energéticos baixam e são apenas utilizados para a manutenção das funções básicas do organismo, pelo que é essencial nunca saltar esta refeição para repor estes níveis e assim melhorar o rendimento cognitivo e concentração, evitar a fraqueza e reduzir o apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia.

Para obter o máximo potencial dos benefícios do pequeno-almoço, o mesmo deve ser completo, variado e equilibrado, combinando todos os nutrientes necessários ao organismo. Este deverá corresponder a cerca de 20-25% da energia total necessária para o dia e ser rico em hidratos de carbono complexos e proteínas, e com baixo teor de gorduras.

Beijinhos
Cláudia 

1 comentário

  1. Torradas, leite com café, laranja e ovos! O meu pequeno almoço favorito!

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