terça-feira, 17 de novembro de 2015

[Personal] Decisões de Mãe Blogger

Durante quase todo o tempo de existência do Blog(s) que publico fotos com ou dos L's, no entanto tenho sempre em mente algumas premissas.
São elas:
- Nunca publico fotos quando estamos num determinado local, faço-o sempre após termos saído
- Não identifico ou tiro fotos na escola ou nos locais de actividades que os L's frequentam
- Não publico fotos deles com pouca roupa ou em situações menos próprias
- Não publico fotos perto do local onde vivemos ou onde costumamos ir com frequência 

Estes cuidados têm sempre em vista a protecção da sua integridade física, há por aí cada maluco que nunca se sabe o que pode acontecer, e podendo, mais vale prevenir!

No entanto na semana passada em conversa com outra Mãe Blogger (o melhor retorno da Blogosfera são sem dúvida as pessoas boas que se vão cruzando connosco, estou muito grata por isso) e entre muitas outras coisas, a nossa conversa foi ter a este tema, à exposição excessiva que damos aos nossos filhos por essa Internet fora. E ela focou um aspecto que confesso, grande falha minha, nunca tinha pensado com seriedade:
- Será que quando eles crescerem e tiverem a sua opinião, vão gostar de ver ou de saber de fotos suas, mesmo que sejam antigas em permanência pela internet?

Bolas, pensei eu! Pois é, eles podem não gostar, mais podem não querer essa exposição. Não lhes posso fazer isto, eles são meus filhos, não minha propriedade, eu não posso e não devo fazer com eles e com a imagem deles o que me der na real gana. 
Estou a educar dois seres humanos que quero que sejam seres inteligentes, com opinião, que sejam únicos, estruturados, verdadeiros e com livre arbítrio do seu futuro. Transmito-lhes os princípios, as raízes sólidas que considero fundamentais e esse é o papel de uma mãe ou pai educador (para além dos óbvios), mas as asas essas serão deles e as escolhas terão de ser feitas pelos próprios.

Portanto aqui a Mãe Blogger decidiu que daqui em diante, as fotos dos seus filhos serão em muito menor número e mais recatadas, menos expostas e até desfocadas! A partir de agora e publicamente os meus filhos serão mais preservados até que possam e saibam decidir por eles.

Cláudia 

2 comentários

  1. Caramba! É algo que faz todo o sentido e por vezes não pensamos nisso. Nunca tinha pensado nesse ponto de vista, em termos de futuro. Talvez porque ainda não tenho preocupações de mãe :P

    Mas também tento ter certos cuidados na minha vida pessoal, no que toca a publicações no blog. Por exemplo, nunca mostro grandes detalhes da minha casa e da minha rua, porque aqui não vivo só eu e a minha família não quer essa exposição ;) é como dizes, temos de pensar no que os outros poderão querer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive exactamente a mesma reacção!! E temos de nos preservar mais e preservar as pessoas que nos rodeiam se elas assim o quiserem, no caso dos filhos, até terem opinião formada temos de os proteger sim!

      Keep going!
      Beijinhos

      Eliminar

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.