sábado, 6 de fevereiro de 2016

Ambiente & Nós | Carnaval ninguém leva a mal!

Olá queridos leitores do Sunny November!
Aproxima-se agora ao Carnaval! Época de festa e de folia, de brincadeiras que ninguém leva a mal! Ou leva?
Imagem daqui
No Carnaval ninguém leva mal, pode ser uma frase tão querida quanto batida, mas também muito ameaçadora do ambiente… E como a ideia desta rúbrica é defender o ambiente, que me desculpe o carnaval, mas de facto…. Há que pensar nas atitudes durante esta época…
Os balões, por exemplo, sempre foram objectos mágicos que com diferentes cores, feitios,tipos de enchimento e finalidades. Divertem qualquer um. No entanto, nos últimos anos (desde que fui mãe, mais propriamente) tenho desenvolvido um pequeno repúdio a esses pequenos flutuantes...
A razão é simples: a popularidade do que, até recentemente, não passava de um inocente brinquedo de crianças, tem na verdade, consequências sérias no bem-estar de um número crescente de animais e é uma fonte extra de poluição de mares e solos.
Verdade! A alegria de crianças e adultos começa a significar o sofrimento e o desaparecimento de aves, peixes, tartarugas, golfinhos, focas e muitos outros seres vivos que têm o azar de, por curiosidade ou “ingenuidade” ingerir, asfixiar ou ficar preso num balão usado. Mas não só nos mares… nos solos também há consequências… Para além de ficarem (horrivelmente) coloridos com os despedaçados balões de água, os solos (em termos da sua constituição e capacidade de regeneração) também sofrem com os restos de balões, assim como toda a vida que deles depende mais directamente do que propriamente o ser humano…
Convido-vos portanto, a divertirem-se muito neste Carnaval, mas sem balões… Se calhar, apesar de tudo, é melhor ficar-mo-nos pelos papelinhos e serpentinas que ao menos são feitos de papel e sempre são mais facilmente biodegradados do que os balões! Não acham?
Também não posso deixar de vos convidar a fazer uma breve pesquisa acerca deste assunto… Garanto que vão ficar surpreendidos… há imensa informação sobre balões e as suas consequências para o ambiente. Não deixem de o fazer… Afinal, a protecção do ambiente e da biodiversidade está nas “mãos” de todos nós!

Obrigada!
Fiquem bem!
Rita Lança

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.