domingo, 14 de fevereiro de 2016

Public Service | Semana Dourada pelo Cancro Infantil

Assinala-se a 15 de Fevereiro o Dia Internacional da Criança com Cancro
Sabiam que o cancro infantil é a primeira causa de morte não acidental na população infanto-juvenil. Por ano surgem cerca de 350 novos casos de cancro pediátrico em Portugal. A população com esta doença cresce ao ritmo de 1% por ano. Assustador não é? Nós, pais temos de estar informados e actualizados face a esta temática, porque informação nunca é demais! 

A Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica nas áreas da informação e da investigação científica, e a Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, dedicam uma semana à sensibilização da sociedade para o cancro infantil, a “Semana Dourada”.

É uma iniciativa que pretende promover um debate na sociedade e uma maior consciencialização para a causa da oncologia pediátrica, permitindo desmistificar a doença, promover uma população mais informada e celebrar estas crianças maravilhosas e as suas incansáveis famílias. Decorre de 15 a 20 de Fevereiro e conta com dois seminários e iniciativas de norte a sul do país.

Dia 15, o Auditório do IPO do Porto recebe o Seminário “Sobrevivi. E agora?” Onde serão abordados os temas “A Vida no Depois – Acompanhamento ao Sobrevivente”, “Marcas Impressas – Viver com as Sequelas”, “Caminhos por Trilhar – Repensar Projectos de Vida” e “Identidade Comunitária – Grupos de Sobreviventes”.

No mesmo dia, Spotify e iTunes lançam a música “We Are One” resultante de uma iniciativa global promovida pela Childhood Cancer International onde crianças e jovens de todo o mundo são convidados a dar voz à causa da oncologia pediátrica.

De 15 a 19 de Fevereiro, os cincos hospitais de oncologia pediátrica de Portugal continental e ilha da Madeira vão receber o visionamento do tema – dia 15 no IPO de Lisboa (14h00 no Auditório), dia 16 no IPO de Lisboa (15h00 no internamento), dia 17 no Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal (10h00), dia 18 no Hospital Pediátrico de Coimbra (11h00 no hospital de dia e às 15h00 no internamento) e no dia 19 no IPO do Porto e Hospital de São João (10h00).

Nestes seis dias vão ser distribuídos, de norte a sul do país, Laços Dourados - símbolo da Sensibilização para o Cancro Infantil. 

A “Semana Dourada” encerra dia 20 de Fevereiro com o Seminário na Fundação Calouste Gulbenkian. “Viver Desafiando a Doença” convida a um debate sobre a vida antes, durante e depois do cancro pediátrico - “Cancro na Criança: é possível prevenir?”, “A Vida para além da Doença”, “Prestação de Cuidados Integrados” e “Ensaios Clínicos e Investigação”. Neste dia será ainda apresentado o Prémio Rui Osório de Castro / Millennium BCP. No valor de 15.000€, esta atribuição pretende distinguir projectos capazes de incentivar e promover a melhoria dos cuidados prestados às crianças com doença oncológica.

A participação nos dois seminários é aberta ao público e de cariz gratuito exigindo uma inscrição prévia. As inscrições podem ser efectuadas através dos seguintes contactos:

Seminário “Sobrevivi. E agora?” (15 fev, Porto): 
am@acreditar.pt  / 22 548 04 05

Seminário “Viver Desafiando a Doença” (20 fev, Lisboa): 
cristinapotier@froc.pt / 21 791 50 07

Beijinhos


Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.