quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dicas | Vamos descodificar os Rótulos Alimentares?

No Workshop Lanches Saudáveis promovido pela To be kid com a nutricionista Filipa Silva aprendi imenso sobre como descodificar os rótulos dos alimentos que consumimos, tendo por base as instruções da Direcção-Geral da Saúde:
Como tem sido muito útil para mim hoje partilho convosco algumas das noções básicas para interpretar um rótulo:
- é obrigatório apresentar no rótulo os ingredientes que estão em maior quantidade
- um alimento classificado como light tem menor quantidade de gordura e não de açucar
- o prazo de validade aumenta quantos mais E's tem o alimento
- um alimento integral tem mais quantidade de fibra
- a quantidade de sal de um alimento calcula-se fazendo a seguinte multiplicação: quantidade de Na+ x 2,5
- todos os componentes cujo nome termina em ose, ol ou os que se iniciam por xarope são designações para açucar
- devemos evitar alimentos com muitos hidratos de carbono tais como açucares e gorduras saturadas
- se o alimento tiver muito açucar mas mais de 6g de fibra por cada 100g, quando ingerido diminui a absorção desse açucar

A Filipa partilhou também o Descodificador de Rótulos da DGS (um para líquidos e outro para sólidos) para auxiliar na escolha dos alimentos, onde o que está a verde é o recomendado, a amarelo pode consumir-se de quando em vez e a vermelho são os alimentos a evitar! 


Espero que este post vos seja útil e que ajude a melhorar as escolhas alimentares que fazemos para as nossas despensas e para a nossa família!
Mais informação em http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt

(PS - Se pretenderem a versão para impressão dos descodificadores de rótulos, enviem-me uma mensagem privada via facebook do Blog que terei todo o gosto em vos disponibilizar)

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