quarta-feira, 8 de junho de 2016

Personal | Estar Triste ou Ser Triste?

Hoje apetece-me fazer uma reflexão e proponho-vos a pensarem comigo na diferença entre Estar triste e Ser triste
Foto tirada por L. Ganhão à mamã! :)


Estar Triste! 
É um sentimento momentâneo, passageiro, que podemos e devemos de ultrapassar. Os motivos que nos fazem estar triste podem ser de várias ordens: falta de saúde nossa ou de alguém próximo de nós, morte de alguém querido, motivos financeiros, traições, etc, etc.

Quando se está triste podemos e devemos procurar, fazer mais do que nos faz feliz, fazer coisas diferentes que nos fazem esquecer e ultrapassar as dificuldades.
Quando se está triste e se quer ganhar força para lutar contra as adversidades por vezes é preciso quebrar com as rotinas, parar com a vida de sempre, ter uma folga para pôr as ideias em ordem, deve-se sair da casa, apanhar ar, ouvir música, estar com gente que nos quer bem e nos faz bem! 
Para quem acha que quando se está triste, se deve alimentar a tristeza, fazer o papel do coitadinho, chorar pelos cantos, enganam-se, pois alimentado-a rapidamente se passa do estar ao ser! 

Ser Triste!
Nada a fazer, é um modo de estar e de viver. Os motivos são vários também, mas destaco: a mesquinhez, a inveja, a falta de rumo, a ausência de objectivos de vida, a falta de amor próprio, etc. etc. 
Quando se é triste não se consegue ter compaixão, não se consegue aceitar a diferença, julga-se o próximo, supõe-se coisas, pensa-se e fala-se mal dos outros. 
Quando se é triste alimentar a tristeza do ser é uma constante na vida, é o modus operandi.
Quando se é triste não se alcança nada sem ser a trivialidade, não se ultrapassam obstáculos, não se vive, sobrevive.
Quando se é triste acha-se que se sabe da vida dos outros, que se pode julgar a forma de estar e ser de alguém.
Quando se é triste gosta-se de ver gente triste.
Quando se é triste não se quer que alguém que está triste saia daquele estado. 
Quando se é triste tem-se inveja de quem tem muitos obstáculos na vida e que os supera de sorriso nos lábios.

É por isto tudo que digo muitas vezes, Sim estou triste! Não tenho vergonha de o admitir, mas ser triste, isso nunca! Recuso-me determinantemente!
O problema vem, a contrariedade chega e eu até posso tremer, chorar, sofrer, quebrar, descabelar-me, cair. Mas sempre me levantarei, sempre sorrirei, sempre vencerei, sempre aprenderei, sempre irei onde quero, mesmo aos locais mais improváveis no contexto, porque se isso me dá força para lutar então eu faço! Eu sei que isto mexe com os nervos de muita gente, mas não estou nem aí, posso estar triste mas ser triste, não, jamais!

Beijinhos!

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.