sexta-feira, 17 de junho de 2016

Points of View | Outfit para ir à Discoteca

Vou dar início à Rubrica Points of View, onde periodicamente irei abordar temas da actualidade e descascá-los sobre diversos pontos de vista, inclusive o meu. Saliento que estes pontos de vista são totalmente da minha autoria, resultado da minha interpretação e que não têm como objectivo melindrar ou criticar nenhum dos intervenientes, o único objectivo é a reflexão.

O primeiro tema escolhido é a notícia que invadiu as redes sociais num fim-de-semana destes, a situação do Jovem em cadeira de rodas que foi barrado à porta da discoteca Bosq.
Foto daqui

Jovem Como todos os jovens, quer sair à noite, quer divertir-se, quer dançar {sim é possível dançar numa cadeira de rodas}, quer estar com os amigos, quer conversar, quer ser feliz, quer viver!

Seguranças da Discoteca Têm de seleccionar e bem todo o pessoal que entra na discoteca, têm de ser os mais giros, os mais fashions, os mais populares, aqueles que todos querem seguir. Querem fazer o seu trabalho, não querem chatices, mas e logo hoje aparece alguém numa cadeira de rodas, isso não é lá muito fashion como os "patrões querem"!

Pessoal à Porta da Discoteca
- É pá, aquele ali na cadeira de rodas está a ser barrado à porta, o segurança não o quer deixar entrar! Não é justo!
- Fala baixo e finge que não estás a ver senão quem não entra somos nós!

Pais do Jovem 
No meio do amor imenso que sentem pelo filho vem a raiva! Barraram o meu filho porquê? Porque está numa cadeira de rodas? Estamos fartos de tanta gente mesquinha e medrosa pois nem sequer deram a cara e assumiram o porquê! Vamos lutar pela felicidade do nosso filho e pela sua inclusão, é um direito dele!

Gerência da Discoteca Esta discoteca tem de ser o sítio mais cool, mais trendy e mais procurado da cidade. Toda a gente tem de querer vir cá. Temos de facturar muito! 

Amigos do Jovem Não é justo ele é nosso amigo, é igual a qualquer um de nós e só porque está na cadeira de rodas não pode entrar. Então não entra ninguém e nunca mais cá voltamos.

Leitores das Redes Sociais 
Onde já se viu esta discriminação descarada? Coitado do rapaz agora já não pode ser diferente! Barrado só porque usa cadeira de rodas, inadmissível! Ah se fosse comigo! Olha a Maria ontem naquele restaurante XPTO! Ah e o Zé anda no ginásio, está a ficar jeitoso para o Verão... 

Cláudia 
O nosso Portugal, a nossa Tugolândia ainda com tanto a aprender, ainda com tanto caminho a percorrer para sermos mais inclusivos, para sermos mais sinceros, para sermos mais humanos, sem vivermos para as aparências, sem vivermos para o que os outros pensam de nós. 
Precisamos de nos pôr mais no lugar do outro, precisamos de deixar de nos calar tanto, há que falar, há que envolver a opinião pública, há que denunciar, há que ter coragem para dizer isto passou-se comigo em tal sítio e reclamar, indignarmo-nos. Esta situação relflecte o estado da nossa sociedade e o longo processo de mudança que precisamos de percorrer, estou a lembrar-em da recente campanha da Associação Salvador para quem estaciona em cima dos passeios e se esquece que os passeios são precisos para coisas mais importantes (Vídeo). Foram só 5 minutos, mas 5 minutos podem fazer a diferença! 

Este jovem teve a coragem de o assumir e ainda bem, teve amigos que o apoiassem e ainda bem, este caso foi divulgado, a discoteca está a investigar a situação, as autoridades vão investigar pois há uma reclamação para responder.

Temos todos que trabalhar para que situações como estas não voltem a acontecer, temos de ser mais exigentes com a forma como somos tratados e temos de tratar melhor o próximo, seja ele um top model ou alguém com deficiência, chega de discriminação!
Todos nós somos diferentes e todos nós merecemos respeito, hoje foi este jovem e amanhã posso ser eu, pode ser um filho meu, podes ser tu, pode ser da tua família, pode ser teu amigo. 
Cada vez que tu mudas, o mundo muda um bocadinho e garanto-vos que todos os bocadinhos são importantes.

Nem toda a deficiência é visível (frase da autoria do jovem barrado à porta da discoteca)

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.