terça-feira, 11 de outubro de 2016

Os seus filhos ingerem fruta na quantidade certa?

Pergunta para queijinho! Eu responderia que sim, mas estaria errada na maior parte dos dias, saibam porquê.

A ingestão diária de pelo menos 3 porções de fruta é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porque a fruta contém vitaminas e minerais insubstituíveis por outros alimentos.
O consumo de fruta abaixo destas recomendações provoca carências nutricionais com efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância. 

Os L's normalmente só ingerem 2 peças de fruta por dia, uma ao almoço e outra ao jantar, e eu que achava que era suficiente, mas não sendo iremos reverter esta situação, porque a saúde está sempre emprimeiro lugar!

A realidade nacional é assustadora, 7 em cada 10 crianças portuguesas não comem essa quantidade por dia!!
As conclusões são do estudo da Associação Portuguesa Contra a ObesidadeInfantil (APCOI) que analisou uma amostra de 18 mil crianças, em idade escolar, entre os 2 e os 12 anos, representativa das sete unidades territoriais portuguesas (NUTS II).
Os resultados do estudo da APCOI por região são ainda mais alarmantes: as crianças dos Açores foram as que apresentaram a maior percentagem de consumo de fruta abaixo das recomendações com 83,6%, comparativamente às restantes regiões portuguesas. No ranking regional dos alunos que comem menos fruta na dose certa seguem-se a Madeira com 79,9%, o Alentejo com 77,4%, a região Centro e a região Norte, ambas com 74,2% e o Algarve com 73,6%. Lisboa e Vale do Tejo foi a região que registou a menor percentagem de crianças que ingerem fruta abaixo das recomendações, apesar de ainda assim ser um valor demasiado elevado: 72,4%.
Foi precisamente para lutar contra este grave problema de saúde pública que a APCOI lançou às escolas uma iniciativa que promove o combate à má nutrição das crianças a que chamou projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.

Não há como não aporar este Projecto da APCOI - Heróis da Fruta e restantes actividades da Associação, sigam-os no Facebook, mas mais importante de tudo mudem a realidade em vossas casas com os vosso filhos!
Beijinhos

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.