quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

E a Mãe?

A pergunta que não podemos deixar de fazer, pois a Mãe é sem qualquer dúvida o ponto chave no equilíbrio e na harmonia familiar, e se não conseguirmos manter esse equilíbrio, toda a estrutura e harmonia familiar pode ruir. Não podemos esquecer a Mãe, a Mulher, o Ser Humano que habita o nosso lar!
A Mãe tem de estar feliz, realizada, tranquila, precisa de tempo para si, para se cuidar, para fazer coisas que gosta, que lhe dão prazer. A Mãe também precisa de fazer as coisas com alguma calma, precisa de estar com os seus filhos sem pressas, sem a pressão do tempo e das tarefas. A Mãe não pode ser só a Bombeira de serviço, que a toda a velocidade e com toda a eficácia apaga os fogos familiares. A Mãe tem de colocar primeiro a sua máscara de oxigénio para depois poder oxigenar os seus, tal e qual como no avião em caso de despressurização.

Todas sabemos todas estas coisas e sabemos na teoria o que temos de fazer e do que precisamos, mas depois temos um inimigo comum, o tempo ou a falta dele. 
Não tenhamos ilusões pois não é fácil consegui-lo, fazê-lo render, mas penso que basta um pouco de coragem e de nos permitir esse tempo. Aprender a delegar, a libertar as amarras e pensar que o mundo não acaba se a Mãe se ausentar 1 ou 2 horas. Para a maioria de nós quando voltarmos o caos e as tarefas ainda vão lá estar à nossa espera. Mas garanto-vos que é muito mais fácil meter mãos à obra e encarar o caos com um sorriso no rosto e a realização de quem acabou de fazer algo que gosta muito, do que fazê-lo amargurada e a desejar estar em qualquer outro sítio que não em casa. E a nossa casa, a nossa família é o nosso lugar seguro, o nosso porto de abrigo, onde o Amor, o respeito e o afecto reina e preenche todo o nosso ser, não o lugar para estar de "trombas" e de mal com a vida.

E a Mãe? Não se esqueçam dela! 
Beijinhos
✩ Instagram @claudiagoncalvesganhao

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.