domingo, 5 de março de 2017

10 Considerações acerca das Festas de Anos das nossas Crianças

Começo por dizer que tenho telhados de vidro, todas as considerações que hoje vou partilhar, fazem parte do meu Curriculum Vitae de Mãe. Ser Mãe é uma constante aprendizagem e as Mães também se aperfeiçoam e melhoram ao longo do tempo. No entanto, também não sei se não as vou voltar a repetir, mas tenho a dizer que estas são as coisas que mais me incomodam nas Festas de Anos das Crianças, nos dias de hoje.


1 - Festas para os Adultos
Quando os adultos escolhem e preparam a festa a pensar na tia, na avó, na mãe, na amiga, na prima, na vizinha e se esquecem de quem verdadeiramente interessa, as crianças! 

2 - "Pulometros", Pulolândias e afins
5 Festas em simultâneo, 100 crianças a saltar, a pular, a correr, a gritar, sem se verem, sem interagirem, sem brincarem juntos. É o verdadeiro salve-se quem puder ou só os mais fortes sobrevivem! Olhando bem, parecem-me macaquinhos enjaulados, com os adultos a vigiar.

3 - Excesso de actividades e de estímulos
Pinturas faciais, modelagem de balões, espectáculo de magia, espectáculo de fantoches, discoteca, aula de dança, etc e sempre sincronizadas com as dicas dos monitores, sem vontade própria, sem tempo para se concentrar e focar numa só actividade. E a provocação: e que tal deixarmos tempo para as crianças brincarem juntas e deixarem a sua criatividade vir ao de cima? 

4 - Horários rígidos
Principalmente nos espaços de festas, há horas para tudo, para comer, para ir ao wc, para as actividades, para começar, para acabar. Tão pequenos e já escravos do tempo e dos horários.

5 - Açúcar
Gomas, sumos, pipocas, rebuçados, chupa-chupas, bolos, bolinhos e bolachas, pasta de açúcar, chocolate. Açúcar e mais Açúcar e do mais barato que houver, com a pior qualidade possível. As crianças gostam é verdade, mas há uma pequena coisa que está acima da sua vontade e das suas preferências, chama-se saúde! 

6 - Os saquinhos 
Ou recordações para os amigos, e se forem cheios de doces e porcarias melhor ainda. Qual a necessidade de após a festa ainda levar doces para casa ou entregar uma recordação? A melhor recordação não é material é aquela que fica na nossa memória.

7 - A carneirada
Todos fazem e nós também fazemos, não queremos que os nossos filhos sejam diferentes e discriminados pelas outras crianças, ou que sejam os únicos que não são convidados para as festas, ou então que se sintam diferentes dos amiguinhos por não terem super festas.

8 - Os filhos dos amigos dos Pais 
Convidar os amigos dos Pais e os seus filhos, em vez de convidarmos quem as crianças querem, os seus verdadeiros amigos.

9 - Temas 
Que começa nos convites e passa pelos guardanapos, copos e pratos, bolo de aniversário, bolachinhas e termina nos saquinhos. Tudo a condizer, tudo arrumadinho para a fotografia. Na realidade as crianças só se vão lembrar do bolo, querem lá saber se estava tudo em pendant, ou se estavam uns guardanapos da Frozen na festa das Wings! 

10 - Festas ao quadrado, ao cubo e por aí fora
Festa com os amigos da escola, festa com os amigos da creche, festa com os filhos dos amigos dos pais, festa com os filhos dos colegas de trabalho dos Pais, festa com a família... Haja paciência, tempo e dinheiro, com tanta agitação qualquer criança ficará saturada, cansada e birrenta.

E quando há uns dias a minha filha me diz que não quer uma festa de anos grande para os seus 6 anos, que quer somente que algumas amigas venham cá a casa brincar, só pode ser mesmo um sinal, uma lição que eu humildemente vou aprender! Se era o que eu tinha em mente? Não, não era, mas é o que vai ser, pois aos meus olhos parece-me o mais sensato, adequado e vai de encontro ao que a minha filha quer. Então assim parece-me simplesmente perfeito, não concordam?
Beijinhos


❤ Instagram claudiagoncalvesganhao

❤ Facebook Sunny November


4 comentários

  1. Respostas
    1. Que bom Elisa que somos várias a pensar assim... aos poucos conseguiremos chegar a mais e mais mães e mudar a vida dos nossos filhos! <3

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Raquel, é bom saber-vos desse lado e a apoiar a causa! ;) Bjs

      Eliminar

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.