terça-feira, 7 de março de 2017

Os Sonhos dos filhos não são dos Pais

Os Pais querem sempre o melhor para os filhos, querem que tenham saúde, que sejam felizes e que realizem os seus sonhos. No entanto muitas vezes também projectam nos filhos os seus sonhos não realizados, querem que os filhos se tornem alguém que queriam ter sido, que tirem o curso que queriam ter tirado, transferindo para os filhos a responsabilidade de viver o que não viveram!
É difícil olhar para trás e encarar que não se teve coragem ou oportunidade de viver algo, mas os sonhos dos filhos são deles e não dos Pais! Os Pais não têm o direito de impor escolhas aos filhos, nem de escolher o caminho que querem que os filhos percorram. Os Pais devem orientar e aconselhar mas nunca obrigar ou exigir que os filhos realizem sonhos que não sejam deles.

Além de os estar a limitar nas suas escolhas e opções, ao viver a vida dos filhos como se fosse a sua, os Pais não os estão a preparar para o futuro, nem os ajudam a crescer e a conquistar a sua independência emocional. 
Viver em demasia a vida dos filhos como se fosse a própria, acarreta ainda problemas acrescidos para os Pais, pois esquecem-se de viver a sua própria vida e perdem novamente oportunidades de vida, pois estão tão mais focados na vida dos filhos do que na própria.

José Saramago sabiamente escreveu:
“Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior acto de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo o tipo de dor, principalmente o da incerteza de agir correctamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.”


Não é um processo fácil, mas é o único correcto. Os Pais são a base do amor, a orientação, a transmissão de valores, o porto de abrigo, não seres castradores e ditadores. Os filhos não são nossos, recordam-se?


❤ Instagram claudiagoncalvesganhao
❤ Facebook Sunny November

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.