sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Viajar com Crianças | 4 dias em São Miguel

Este Verão decidimos passar uns dias num dos locais mais bonitos do nosso país, os Açores. Escolhemos a Ilha de São Miguel pela sua beleza sem igual e também porque temos grandes amigos por lá, com os quais queríamos muito estar.

A nossa estadia foi de 5 dias, mas parte desse tempo foi passado calmamente entre amigos e portanto não foi tempo usado a conhecer a Ilha, no entanto os locais que visitámos podem incluir-se numa sugestão de roteiro tranquilo de 4 dias que partilho convosco. Visitámos obviamente algumas das belezas mais conhecidas de São Miguel, mas também optámos por visitar e desfrutar de locais menos turísticos, mas ideias para deixar os miúdos desfrutar sem pressas, sem barulhos e para absorvermos toda a boa energia e paz que só a natureza no seu estado puro transmite.
A nossa base foi em Vila Franca do Campo, local onde nos hospedámos como se estivéssemos em casa, e por estar numa  zona central na Ilha foi um excelente ponto de partida para os nossos passeios. É essencial o aluguer de um carro para as deslocações na Ilha.
Dia 1 – Lagoa das Furnas + Parque Terra Nostra + Furnas + Santuário da Senhora da Paz
De manhã ruma-se para as Furnas. A Lagoa das Furnas é um dos locais emblemáticos de São Miguel com um grande misticismo. Ver as caldeiras onde se preparam o delicioso cozido, a Lagoa tranquila, a vegetação envolvente.
Nas Furnas há duas opções para desfrutar dos banhos de águas quentes: A Poça da Dona Beija (4€/adulto; 3,5€/crianças até aos 6 anos) e o Parque Terra Nostra (8€/adulto; crianças até 10€ não pagam). Nós escolhemos o Parque Terra Nostra pois para além da experiências dos banhos quentes tem um jardim fabuloso para passear e descobrir.
Sugestão de Almoço - Restaurante Tony’s nas Furnas para provar o Cozido

Dia 2 – Ilhéu de Vila Franca do Campo + Lagoa do Congro
No segundo dia escolhemos passar a manhã no Ilhéu de Vila Franca, que resultou de uma erupção marinha, desde 1983 é uma Reserva Natural. Os bilhetes para a viagem de barco podem ser adquiridos na internet e têm o custo de 6€ por adulto (ida e volta), as crianças até aos 10 anos não pagam.
No regresso do Ilhéu fomos à Fábrica de Queijada da Vila e provámos as famosas Queijadas da Vila do Morgado.
À tarde fomos à Lagoa do Congro, cujo acesso se faz por uma caminhada de mais ou menos 10 minutos e adequada aos mais pequenos. Garanto-vos que vale a muito a pena, a beleza da caminhada e a chegada à Lagoa é maravilhosa.
Sugestão de Almoço - Piquenique

Dia 3 – Lagoa do Fogo + Chá da Gorreana + Lagoa de São Brás + Lagoa das Sete Cidades
O terceiro dia levou-nos à minha Lagoa favorita, a Lagoa do Fogo! Saímos de Vila Franca e atravessámos a ilha para Norte, passando pelos vários miradouros da Lagoa do Fogo. Na costa norte visitámos a Fábrica de Chá da Gorreana, a única fábrica de chá na Europa, uma experiência muito engraçada.
Perto da Fábrica de Chá da Gorreana fomos conhecer a Lagoa de S. Brás e fizemos uma paragem obrigatória no Miradouro de Santa Iria que tem uma vista fabulosa da costa Norte da Ilha.
Rumámos ainda à Lagoa das Sete Cidades, passando pela famosa Vista do Rei e pelas ruínas do famoso Hotel, Monte Palace. Descemos até à Vila das Sete Cidades e demos uma banhoca na Lagoa.
Sugestão de Almoço - Associação Agrícola na Ribeira Grande

Dia 4 – Cidade Ponta Delgada + Ananases Arruda + Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz
O último dia foi passado na cidade de Ponta Delgada, começamos por uma visita ao Mercado da Graça para conhecermos algumas da iguarias da Ilha (Ananases, Maracujás, Queijos, Bolos Lêvedos, etc), depois uma visita às Portas da Cidade, à Igreja Matriz e às Portas do Mar.
Na parte da tarde fomos visitar as Estufas de Ananases Arruda, uma actividade que os miúdos adoraram, e o resto do dia foi passado na Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, um parque florestal bem perto da cidade e que é maravilhoso, tranquilo, com animais e equipamentos para os mais pequenos explorarem, muito verde para correr e ser feliz.

Sugestão de Almoço - Quinta dos Açores em Ponta Delgada

Um obrigada muito especial aos amigos que nos acolheram e fizeram sentir em casa, foram dias maravilhosos! Aos amigos que não visitei, as minhas sinceras desculpas, estiveram no meu pensamento e prometo voltar, volto sempre onde já fui muito feliz e onde sou bem recebida!
Boas Viagens
❤ Instagram @claudiagoncalvesganhao

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.