quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Ler | Em papel ou digital

Começo por vos dizer que adoro livros e adoro ler, para mim podia passar um dia inteiro com um bom livro que não me chateava nada!

Leio muito e compro muitos livros também, o que me leva a duas coisas, o investimento e a falta de espaço para arrumar livros. Já não vivo com os meus pais há mais de 15 anos e ainda tenho estantes cheias de livros por lá, além de ter um estante duplamente lotada em casa e muito livros arrumado na arrecadação. A falta de espaço para arrumar livros é de tal modo evidente que numa última alteração lá em casa fiz uma doação à Déjà Lu.

No entanto não consigo imaginar a minha vida sem ler e sem livros, mas aos poucos comecei a pensar na possibilidade de ler em formato digital, pela questão da sustentabilidade e do espaço, um pouco guiada pelos princípios do minimalismo, que tento aos poucos introduzir na minha vida.
Comecei por tentar ler no ipad e não correu bem, a luminosidade cansava-me os olhos e não era a mesma coisa que ler no papel, aliás eu sou daquelas que quando um documento é muito longo ou tenho de o interiorizar que imprimo, pois ler no papel é-me mais fácil.

No entanto esta vontade de ser mais sustentável e de ter menos coisas não me deixava sossegada, depois de muita pesquisa, de muito investigar e de testar rendi-me ao Kobo. O Kobo é um e-reader, ou seja não é um tablet com outras funcionalidades, o que leva a que a parte da iluminação seja adequada e não me canse os olhos, depois a forma como o manuseamos, como viramos as páginas assemelha-se muito mais a um livro e a realidade é que estou bastante satisfeita. Não me imagino a nunca mais ler em formato papel, mas este investimento no e-reader permite-me poupar algum espaço físico na arrumação dos livros, em vez de em média ter de arranjar espaço para 30 livros novos por ano, terei de o fazer só para 15. Além disso o kobo é super leve e fácil de transportar, ocupando muito menos espaço na mala do que um livro.

Se estão na mesma onda que eu, preocupados com a sustentabilidade e com a minimização do espaço ocupado os e-readers são uma boa solução. Eu estou a gostar da experiência.

Boas Leituras!

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Sunny November. Design by Fearne.